sábado, 10 de outubro de 2009

Nós e a comida

Uma das coisas mais difíceis para quem está fazendo dieta com certeza é a comida. Comigo não é diferente. Parece instantâneo, você decide fazer dieta e as tentações aparecem. As comidas com sabor de infância que você não come há séculos chegam que nem a serpente no paraíso de Adão. É aquele seu amigo comendo um crepe de chocolate, aquela aluna abrindo um pacote do seu bis favorito e repartindo com a turma, ou uma lasanha deliciosa para a qual você tem que dizer não. E nós entendemos bem a dor do não. Uma palavra tão pequena, tão fácil de falar, como pode ser assim sofrida?

As pessoas não oferecem as mais variadas gostosuras simplesmente porque querem que a sua dieta vá para o brejo. Elas só estão sendo legais, educadas, eu diria, por mais difícil que seja apreciar isso na hora do sonoro ‘você quer?’. É como se o tempo desse uma parada e tudo fosse um filme do Almodóvar. A cor da comida é berrante. O chocolate não é só preto, é negro, quase um pedaço de petróleo doce; O molho de tomate cor de sangue entra em sintonia com o sangue do seu próprio corpo, te pedindo para entrar no seu estômago e tudo virar uma coisa só. Assim como nos filmes do espanhol, a gente dá aquele close na comida, aquele close na castanha de caju que, em um primeiro momento, você nem sabe para o que olha, só sabe que quer, que não consegue deixar de olhar, que te incomoda.

A gente acaba criando táticas para não sofrer tanto (leia para não ficar babando enquanto as outras pessoas estão comendo tudo o que você não pode comer). A minha pode soar meio masoquista, mas por enquanto dá certo. Quando estou com muita vontade de comer aquilo que as pessoas me oferecem, eu aceito um pedacinho bem pequeno. Aquele biscoitinho delicioso de queijo? Apenas 1. O crepe de chocolate com chantilly e castanhas? Um quadradinho que deveria ter uns 4X2 cm. O bis de amendoim? Para esse eu consegui, gentilmente, dizer não. O problema é que a maioria que está na luta contra os quilos a menos não consegue ficar no primeiro pedaço, ou só com um biscoitinho. É aí que vem o sentimento que melhor traduz o que é uma dieta: culpa.

A motivação inicial do regime é a culpa. Culpa por se olhar no espelho e ver que o seu corpo não está do jeito que você quer e, por saber que você e apenas você é o único responsável por isso. Na vida a gente sempre tenta colocar a culpa em outras pessoas, deve ser um processo natural do ser humano para a gente se sentir melhor. Quem nunca ouviu ou presenciou e se identificou com alguém dizendo “ Eu não sou ciumento , o outro é quem dá mole.” “Eu trabalho direito, o meu chefe que não reconhece.” “Cheguei atrasado por causa daquela gente toda no metrô que se enfiou na minha frente.Eu não tive culpa!- deve ser o grito de guerra da modernidade. Podemos colocar a culpa de quase tudo nas outras pessoas, mas ninguém pode dizer que alguém lhe empurrou comida goela abaixo. Bom, a não ser que você tenha sido raptado por aquela quadrilha de seqüestradores que, ao invés de manter a vítima a pão e água, obriga os pobres seqüestrados a comer coxinhas de frango, bolinhos, flans e queijadinhas. Nãao se pode atribuir aos outros a culpa pelo que o espelho insiste em te mostrar (e pelo que você insiste evitar ver).

A culpa está longe de ficar só no início da dieta. É aí que eu volto ao que tinha comentado antes sobre algumas pessoas não conseguirem ficar no primeiro pedaço, no primeiro biscoito. Depois de comer é a hora de sentir culpa por ter comido. Essa talvez seja pior do que a primeira culpa da qual eu falei, essa faz você se sentir um lixo. Eu não entendo como a comida pode trazer a nítida sensação de sujeira, a sensação de que você mergulhou no esgoto e ficou horas lá, chafurdando na porcaria.

Afortunadamente, a segunda culpa que faz parte de todo o processo da dieta eu ainda não senti (dessa vez, nessa dieta). Vamos ver quanto tempo eu vou conseguir resistir à culpa.
Força para nós.

Um comentário:

  1. Sou uma menina que ciu um perfil no orkut e um ms para conhecer quem tem ANA e MIA, ou até poder ajudar. se quiserem mandar email ou add no msn seria bom *-* -> helpana1@hotmail.com.
    Esse é um assunto legal de ser tratado.
    Obrigada *-*

    ResponderExcluir